segunda-feira, 13 de maio de 2013

50 Sombras de Grey #Livro da Vez

Oi Oi,

no último #Livro da Vez (podem ver aqui) ficou combinado que os próximos livros a abordar seriam a Trilogia de Grey de E.L. James.

Quando eu li pela primeira vez a Trilogia, foi na data do lançamento do 3º livro, tanta gente falava do livro sensação que eu tinha que ler. Lembro-me que li "As 50 Sombras de Grey" num Domingo, "As 50 Sombras mais Negras" li na 2ª feira seguinte e "As 50 Sombras Livre" logo na 3ªfeira (data em que saiu) .

São 3 livros (para o caso de não saberem o que é uma trilogia) e cada um tem mais de 450 páginas. Quando peguei novamente nos livros para ler e para poder escrever o #Livro da Vez pus-me a pensar que foi preciso vir uma escritora falar de sexo para por muita gentinha a ler quase 1400 páginas pela primeira vez em muitos anos (e alguns pela primeira vez na vida toda). Portanto, só por isso já merece os parabéns e mostra muito de como nós humanos funcionamos. No total, a trilogia fica por cerca de 50€, "O Kamasutra de Grey" custa cerca de 11€ e se quiserem comprar uns brinquedos para animar as noites, podem ir à Sex Shop mais próxima, ou então à mais longe, para não terem que dar justificações às amigas quando a pessoa que vos vendeu os brinquedos vos cumprimentar na rua. Embora, sejamos sinceras, quando aparecerem sempre sorridentes, com ar de felicidade, começarem a emagrecer e a vossa pele a ter uma luminosidade não conseguida pelos cremes, as perguntas vão disparar de qualquer forma. (ah e fica mais barato que pagarem um ginásio todos os meses)


Acho que os livros desta série foram o sucesso que foram, pois a autora falou sem pudores de um assunto que ainda é imensamente tabu. Embora toda a gente se diga liberal e que fala de tudo à vontade, a verdade é que o sexo e as suas diversas formas de o praticar ainda são tabu. Sexo não é só a posição de missionário  (para quem não sabe é o homem em cima e a mulher em baixo), onde o homem se vem e está tudo tratado, existe mais do que isso. Nesta trilogia, não se fala de fazer amor, fala-se de fazer sexo. Se existe diferença? Eu acho que sim, num temos só amor e noutro temos amor e tesão. (e mais não digo, pois poderia chocar as santinhas de plantão).

Quem tiver vergonha de ir a uma livraria comprar o Kamasutra, pode perfeitamente comprar a Trilogia de Grey. Se ainda restarem dúvidas acerca das diferentes posições, podem ainda comprar "O Kamasutra de Grey". Ah e ainda podem dizer que é para oferecer quando a menina da caixa ficar a olhar para vocês, afinal foi das trilogias mais vendidas de sempre.

A leitura é fluída e com relatos detalhados das cenas sexuais. Acho que se trata da história do Príncipe e da Plebeia dos tempos modernos. O que eu acho mais interessante é a alteração da forma de estar e de pensar da personagem Grey. Nós agimos de acordo com o grupo em que estamos inseridos e, admito que fiquei a perceber muito mais as alterações desta personagem, depois de ler o livro "A Força do Hábito".


Se eu gostei da Trilogia? Gostei, enquanto muita gente se diz escandalizada (e será que estão mesmo1? ou têm inveja pois já há muitos anos que a palavra orgasmo foi riscada do seu vocabulário, se é que alguma vez existiu!?) com a linguagem descritiva das cenas, eu admito que adoro a evolução psicológica das personagens.


Falamos de alguém que foi maltratado até aos 4 anos tendo ficado órfão.  Foi adoptado por uma família de posses, não só materiais como também afectivas (muito importante para compreender de que forma vem o clique que o faz perceber que é capaz de amar). Adolescente problemático, sexualmente frustrado que vê uma luz ao fundo do túnel ao nível do controlo da sua rebeldia numa relação Dominador/Submisso. Embora tenha todo o amor da sua família  não os deixa tocar física e afectivamente,  não permitindo que eles entrem no seu coração. Quando conhece a jovem Ana, toda a sua forma de estar quer no sexo, quer na vida entra em choque. Com o tempo apercebe-se que lhe é permitido ter sentimentos que até então ele considerava que não era capaz de os ter sem sentir remorsos.

Esta trilogia fez-me pensar que DEVEMOS AMAR QUEM AMA AS NOSSAS SOMBRAS E NÃO OS NOSSOS DEFEITOS. Amar os defeitos de alguém é fácil, porque muitas vezes são os nossos defeitos também, são coisas que consideramos aceitáveis. Agora, amar as sombras de alguém não é tão fácil assim, muitas vezes elas entram em conflito com a nossa moral e com a forma de agir que nos está enraizada. As nossas sombras, são os nossos segredos mais obscuros, aqueles que não nos atrevemos a dizer em voz alta,  pois achamos que se não dissermos eles não existem, mas a verdade é que estão lá.



O livro que vou abordar da próxima vez é "A Força do Hábito" de Charles Duhigg. Este livro permitiu-me perceber muitas coisas que me rodeiam e confirmei muitas das coisas que já suspeitava. E não estou a falar só pela parte pessoal, mas também os estímulos a que sou submetida diariamente.


Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário